Esculápio

Esculápio
Esculápio. Deus da Medicina, filho de Apolo e da mortal Coronis.

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Dentes ou piano ?


Soul, R&B, Gospel, Jazz, Blues ou Rock ‘n’ roll: nenhum estilo em particular era escolhido ou deixado de parte. Inspirado inicialmente por Nat King Cole e Charles Brown, Ray Charles tornou-se numa lenda da música, cuja habilidade para composições e arranjos vinha diretamente da sua cabeça, onde conseguia ouvir a música primeiro e, em seguida, transmiti-la com o coração. Quem consegue ficar indiferente a melodias como Georgia on My Mind, I Got a Woman ou Mess Around?

Quando Ray Charles é lembrado, chega de imediato a sua imagem de homem de pele negra, sentado à beira do piano, de óculos escuros (que se habituou a usar desde jovem em virtude de ser cego) e com um largo sorriso branco. Acontece, porém, que nem todos os dentes de Ray Charles eram naturais. A evidência é clara na capa do seu CD Genius Loves Company, onde é facilmente detetado um gancho de uma prótese esquelética no seu dente canino superior do lado esquerdo. E que elogios merece este trabalho protético. Numa época ainda distante dos conhecimentos de hoje, não só a componente estética está natural, como a fonação não se encontra influenciada, factor especialmente importante neste caso por se tratar de um músico com exposição pública à escala mundial.

Foi ainda enquanto estudante universitário, com o livro Fundamentos de Dentística Operatória, de José Mondelli, que aprendi sobre a importância de não estar constantemente a conversar com os doentes a olhar para os seus dentes, pois estes estão sobretudo a tentar observar os nossos olhos. Foi por isso que me penitenciei, quando, ao observar a imagem de Ray Charles, identifiquei primeiro o gancho indicativo de uma prótese esquelética junto ao seu dente canino… e só depois é que notei na maravilhosa imagem do piano reflectido nos seus óculos.

Publicado na Revista O Jornal Dentistry. Dezembro 2013

http://www.jornaldentistry.pt/e_mag/




Sem comentários:

Enviar um comentário

Partilhe o seu comentário. Obrigado.